Véio do Saco

Estratégia, tática, ousadia e sorte são os elementos certos para salvar as crianças, ou capturá-las. Prepare-se para a perseguição. De um lado ou do outro!

2-5 jogadores | 15 min. | idade 14+

Véio do Saco é um jogo versátil e, se for jogado em 2, 3 ou 4 pessoas, cada uma tem a oportunidade de uma jornada dupla: assumir o papel de uma criança tentando escapar do Véio e também jogar com o próprio Véio, tentando pegar as crianças. Em cada partida, a emoção é garantida com as armadilhas espalhadas pela cidade. Pegue bombons e guloseimas, garanta estrelas e evite ter sua criança capturada. Se preferir, inverta o jogo, capture rapidamente os pequenos, levando-os para o esconderijo. Em ambas as situações os participantes poderão vencer a partida! E para aqueles que preferem a coletividade, o modo cooperativo permite que as crianças derrotem o vilão juntas!

Autor: João Toledo
Arte: Weberson Santiago e João Toledo

Mecânicas
Pegar e entregar, captura de peças, movimento em trilha

Objetivos
1. Criança: Pegar todas as gostosuras espalhadas pelo mapa e fazer o maior número de pontos.
2. Véio do Saco: Marcar 12 estrelas (pontos). Quem estiver jogando com o Véio é o vencedor.
3. Véio do Saco: Capturar 2 crianças no seu esconderijo. Quem estiver jogando com o Véio é o vencedor.
4. Crianças (Modo Cooperativo): Salvar 4 crianças reféns no saco. Todas as crianças vencem a partida.
5. Criança: Conseguir somar 12 pontos entre estrelas e doces.

Segundo a lenda, o Véio do Saco é a história de um homem que vaga pelas ruas carregando um saco grande. Ele captura crianças desobedientes e as leva embora para transformá-las em sabão. Chame seus amigos, prepare-se para a perseguição e escolha seu lado. Comece agora a aventura!

Segredos da Perseguição: Dicas Essenciais

  1. Colete todas as gostosuras e mova-se estrategicamente no tabuleiro para garantir sua fuga do Véio do Saco!
  2. Use o esconderijo para recuperar estrelas de forma estratégica, mas não se arrisque a ficar preso por muito tempo!
  3. Quando jogar como o Véio do Saco, antecipe os movimentos dos adversários e bloqueie suas rotas de fuga para uma captura certeira!

Regras do Véio – número de jogadores

1. Montem o mapa do bairro, escolhendo entre dia, ou noite e coloquem 3 reféns de cor preta e 1 de cor branca no saco de tecido. Coloque apenas 3 reféns de cor preta no saco de tecido.
2. Cada um escolhe uma das crianças e posiciona os doces e gostosuras nos respectivos ícones. O quarto refém de cor preta é colocado em um dos espaços para crianças nas placas de bairro, definido a partir da rolagem do dado. No início de cada rodada, os jogadores se revezam na rolagem do dado para colocar a peça do refém em uma nova posição do tabuleiro. Se o Véio do Saco conseguir capturar esse refém, ele ficará 1 rodada no esconderijo e na próxima, o dado é rolado para designar o local para onde ele volta. Caso os jogadores tenham salvo algum refém do saco, ele vai para o tabuleiro, normalmente, e os jogadores podem escolher qual criança querem mudar de posição com a rolagem do dado. 
3. Rolem o dado e posicionem as crianças e o Véio (junto do esconderijo) nos respectivos locais, de acordo com os resultados do dado.
4. Quem comeu um doce mais recentemente é o primeiro jogador e, a cada rodada, vai passando o posto para o próximo. No início de cada rodada, os jogadores se revezam na rolagem do dado para colocar a peça do refém em uma nova posição do tabuleiro.
5. Cada criança começa com 3 estrelas (passos) e o Véio começa com 8 estrelas (passos). O primeiro jogador sempre joga (de novo) como Véio do Saco no final de cada rodada.
6. Ande pelas ruas do mapa, colete doces e gostosuras e fuja do Véio.
7. Se o Véio cruzar com alguma criança, ela passa uma estrela para ele e o jogador enfia a mão no saco, podendo salvar uma criança, ou ser capturado e levado para o (imediatamente, junto com o Véio). Cada criança salva deve ser colocada sobre um ícone de criança em uma carta que ainda contenha gostosura, que é retirada e reservada no medalhão do Véio. As crianças salvas podem ser capturadas novamente, e ficarão 1 rodada no esconderijo e na próxima, o dado é rolado novamente para designar o local para onde ela volta no tabuleiro. Caso os jogadores tenham salvo algum outra criança refém do saco, ela vai para o tabuleiro, normalmente, e os jogadores podem escolher qual criança querem mudar de posição com a rolagem do dado, a cada nova rodada.
8. Os modos de final de partida permanecem os mesmos. Se o Véio capturar 2 crianças, ou chegar a 12 estrelas (pontos) ele vence o jogo.
9. Se as crianças coletarem todos os doces, as gostosuras reservadas são distribuídas por quem pegou o último doce e vence quem tiver mais pontos entre estrelas e gostosuras. 10. Se conseguirem salvar as 4 crianças do Saco do Véio, as crianças vencem o jogo.
1. Montem o mapa do bairro, escolhendo entre dia, ou noite e coloquem 4 reféns de cor preta e 1 de cor branca no saco de tecido.
2. Cada um escolhe uma das crianças e posiciona os doces e gostosuras nos respectivos ícones.
3. Rolem o dado e posicionem as crianças e o Véio (junto do esconderijo) nos respectivos locais, de acordo com os resultados do dado.
4. Quem comeu um doce mais recentemente é o primeiro jogador e, a cada rodada, vai passando o posto para o próximo.
5. Cada criança começa com 3 estrelas (passos) e o Véio começa com 8 estrelas (passos). O primeiro jogador sempre joga (de novo) como Véio do Saco no final de cada rodada.
6. Ande pelas ruas do mapa, colete doces e gostosuras e fuja do Véio.
7. Se o Véio cruzar com alguma criança, ela passa uma estrela para ele e o jogador enfia a mão no saco, podendo salvar uma criança (se tirar o meeple de cor preta), ou ser capturado e levado para o esconderijo (se tirar o meeple de cor branca). Caso seja capturada, a criança recebe o marcador do saco. Cada criança salva deve ser colocada sobre um ícone de criança em uma carta que ainda contenha gostosura, que é retirada e reservada no medalhão do Véio.
8. Se o Véio capturar 2 crianças, ou chegar a 12 estrelas (pontos) ele vence o jogo.
9. Se as crianças coletarem todos os doces, as gostosuras reservadas são distribuídas por quem pegou o último doce e vence quem tiver mais pontos entre estrelas e gostosuras.
10. Se conseguirem salvar as 4 crianças do Saco do Véio, as crianças vencem o jogo.
1. Montem o mapa do bairro, escolhendo entre dia, ou noite e coloquem 4 reféns de cor preta e 1 de cor branca no saco de tecido.
2. Cada um escolhe uma das 4 crianças e, apenas uma pessoa deve escolher jogar com o Véio do Saco. Posicionem os doces e gostosuras nos respectivos ícones.
3. Rolem o dado e posicionem as crianças e o Véio (junto do esconderijo) nos respectivos locais, de acordo com os resultados do dado.
4. Quem comeu um doce mais recentemente é o primeiro jogador e, a cada rodada, vai passando o posto para o próximo. O Véio do Saco é sempre o último a jogar.
5. Cada criança começa com 3 estrelas (passos) e o Véio começa com 8 estrelas (passos).
6. Ande pelas ruas do mapa, colete doces e gostosuras e fuja do Véio.
7. Se o Véio cruzar com alguma criança, ela passa uma estrela para ele e o jogador enfia a mão no saco, podendo salvar uma criança, ou ser capturado e levado para o esconderijo (imediatamente, junto com o Véio). Nesse caso, a criança capturada recebe o marcador do saco. Cada criança salva deve ser colocada sobre um ícone de criança em uma carta que ainda contenha gostosura, que é retirada e reservada no medalhão do Véio.
8. Se o Véio capturar 2 crianças, ou chegar a 12 estrelas (pontos) ele vence o jogo.
9. Se as crianças coletarem todos os doces, as gostosuras reservadas são distribuídas por quem pegou o último doce e vence quem tiver mais pontos entre estrelas e gostosuras.
10. Se conseguirem salvar as 4 crianças do Saco do Véio, as crianças vencem o jogo.

Regras

Componentes

  • 6 placas de bairro (dia e noite)
  • 4 boletins de traquinagem
  • 1 medalhão do Véio do Saco
  • 4 estrelas brancas
  • 1 estrela roxa
  • 1 dado
  • 1 esconderijo
  • 1 Véio do Saco
  • 5 reféns (4 peças pretas e 1 peça branca)
  • 4 crianças (em 4 cores diferentes)
  • 8 bombons
  • 4 guloseimas
  • 1 indicador de última captura
  • 1 saco de tecido
  • 1 folheto de regras

MÍDIA KIT – BASTA CLICAR NA IMAGEM E FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO.

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