
2-6

14+

20′
Componentes do Jogo
- 60 Fichas:
- 55 fichas de músicas
- 5 fichas Toca Raul
- 1 Marcador de Jogador Vitrola (disco de vinil)
Objetivo do Jogo
Demonstrar seu conhecimento musical e usar estratégias para acumular pontos ao identificar músicas e intérpretes. Vença ao completar as três colunas com ao menos uma ficha em cada posição (I, II e III) e/ou acumular mais pontos.
Preparação
Misture todas as fichas e coloque-as viradas para baixo sobre a mesa, formando uma pilha (1).
Escolha quem será o primeiro jogador que receberá o marcador de Jogador Vitrola (2).
Separe um espaço (prevendo 3 colunas) diante de cada jogador onde serão depositadas as eventuais fichas conquistadas (3).


A arquitetura da Ficha
Cada ficha possui 3 possibilidades musicais – I, II e III (4). Em cada uma delas, são encontrados um trecho da canção (5), o nome da canção (6), o intérprete mais relacionado àquela canção (7) e o ano dessa gravação (8).
Ainda, são encontrados ícones que permitirão a formação de conjuntos, ocasionando uma pontuação extra de final de partida (9).
Como Jogar
1. Tocando a música
- O Jogador Vitrola pega a ficha do topo do monte na mesa e lê o trecho da canção e o ano da gravação para o jogador à sua esquerda, seguindo estas condições:
- Se o jogador ainda não acertou nenhuma música: Deve começar obrigatoriamente pela possibilidade musical I.
- Se já acertou a música I: Pode escolher entre tentar a possibilidade musical I ou II.
- Se já acertou as músicas I e II: Pode tentar qualquer uma das três possibilidades musicais: I, II ou III.
- O Jogador Vitrola pode ler o trecho escolhido até 3 vezes.
- Colunas: Cada ficha conquistada deve ser posicionada em sua respectiva coluna, de acordo com o número da música escolhida – I, II ou III (4).
2. Ouvindo a canção
A) Se acertar o nome E o intérprete:
- Quem respondeu corretamente conquista a ficha e a posiciona na mesa, formando uma das três colunas (I, II ou III), de acordo com o número da música selecionada.
- Quem acertou continua respondendo. Então o Jogador Vitrola pega outra ficha que deve ser lida e o jogo continua.
B) Se acertar apenas um (nome ou intérprete):
- O jogador que respondeu fica com a ficha e a posiciona na mesa, formando uma das três colunas (I, II ou III).
- A rodada termina e o marcador de disco de vinil passa para o próximo jogador, à esquerda.
Importante: Após duas fichas resolvidas, o jogador com o disco de vinil deve passar a vez. A rodada termina e o marcador de disco de vinil passa para o próximo jogador, à esquerda.
C) Se errar ambos (nome e intérprete):
- A mesma ficha é usada para o próximo jogador em sequência, que escolhe uma possibilidade musical (pode ser a mesma inclusive), seguindo as condições de jogo.
- É realizada a leitura do trecho da canção e do ano de gravação.
Se a rodada seguir, até voltar para o Jogador Vitrola sem ninguém acertar, ele fica com a ficha e a posiciona ao lado de suas colunas, virada para baixo.

3. Reciclando a Playlist
Três cartas da mesma coluna podem valer por uma carta de uma coluna diferente.
Assim que conseguir três cartas da mesma coluna, o jogador deve decidir em qual coluna essas três cartas serão alocadas.
Importante: Essa escolha é definitiva e não pode ser alterada.
As três cartas passam a valer como uma única carta e somam apenas 1 ponto, mas também completam a coluna escolhida.
Os ícones das fichas de todas as cartas ainda contam para formar conjuntos de 3 iguais, gerando pontos extras no final.

Fichas Toca Raul
Ao tirar uma ficha Toca Raul, o Jogador Vitrola deve gritar bem alto: “Toca Raul!”
Deverá então cantar um trecho de qualquer música de Raul Seixas.
Se cantar corretamente: Fica com a ficha, que funciona como um coringa, vale como ponto extra e passa a vez.
Se não cantar: Perde a vez, a ficha volta para baixo do monte e o marcador de Jogador Vitrola passa para o próximo jogador à esquerda.
Pontuação
- Cada carta baixada na coluna (I, II, III) vale 1 ponto.
- Quem terminar as três colunas (I, II, III) primeiro ganha um ponto de bônus e finaliza a partida.
- Pontuação extra: Junte 3 ícones iguais (violão, guitarra, percussão, trompete, microfone, ou coringa) ligados pelas linhas (10) para ganhar 1 ponto adicional para cada conjunto. Não é permitido usar a mesma carta para mais de um conjunto! O ícone com a nota musical (cor de rosa) é um coringa e pode ser usado apenas uma vez por conjunto.
- Cada ficha Toca Raul (12) conquistada vale um ponto extra e pode ser posicionada como um coringa em qualquer coluna.
- Cada ficha conquistada como Jogador Vitrola por não terem respondido corretamente (virada para baixo) vale 1 ponto.

Condições de Vitória
Modo Clássico
- O jogo termina imediatamente quando qualquer jogador completar as três colunas (I, II e III).
- Ganha o jogador com o maior número de pontos.
Modo Alternativo
Ganha o jogador com o maior número de pontos.
O jogo continua até acabarem todas as fichas.
Critérios de desempate
Em caso de empate, quem tiver mais fichas viradas para baixo ganha; se continuar empatado, cada um canta uma música do Raulzito. Os jogadores da mesa devem escolher a melhor performance para eleger o vencedor. Aquele que tiver mais palmas vence a disputa.
Critérios de desempate
Em caso de empate, quem tiver mais fichas viradas para baixo ganha; se continuar empatado, cada um canta uma música do Raulzito. Os jogadores da mesa devem escolher a melhor performance para eleger o vencedor. Aquele que tiver mais palmas vence a disputa.
Dicas de Estratégia
- Memorize as fichas descartadas para aumentar suas chances de acertar as músicas.
- Use os coringas estrategicamente para completar colunas ou conjuntos de ícones.
- Cante com confiança nas fichas Toca Raul – ninguém resiste a um clássico do maluco beleza!
É diversão garantida para fãs de música de todas as idades.

