Regras Jardins de Amitis

Regras Jardins de Amitis
2-4
14+
60′
Crie os lendários Jardins Suspensos da Babilônia e conquiste o prestígio de Amitis em um jogo de estratégia visualmente deslumbrante.

Embora sua existência seja questionável pela falta de evidências, estima-se que o Rei Nabucodonosor II tenha sido o responsável por sua construção, marcando o auge do império neobabilônico entre 605-562 Ac.


Dentre as 7 maravilhas do mundo antigo, esta é a única que não deixou vestígios de sua existência. As ideias que temos de sua estética provém de antigos escritos de historiadores gregos e romanos.


Eles dizem que, para agradar sua noiva, Amitis, o rei reuniu seus melhores arquitetos para construir uma pirâmide que fizesse lembrar as regiões montanhosas de sua terra natal na Pérsia.


Essa pirâmide, composta por pilares majestosos, cascatas, fontes, estátuas e árvores de todo o tipo, viria a se tornar conhecida como os lendários JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA.


Objetivo

Ser o jogador com mais pontos de vitória após finalizar a construção da pirâmide.
Você ganha pontos:

1) Tendo construções do mesmo tipo adjacentes.

2) Cumprindo os objetivos de sua carta de projeto individual.

3) Conquistando as maiorias das cartas públicas de projeto.


Preparação

1. Dê a cada jogador 1 carta de portão, 1 carta de projeto aleatória, 1 carta guia e 1 peão Amitis.

2. Separe as cartas de construção e dê para cada jogador: 1 carta de pilar, 1 carta de leão, 1 carta de touro e 1 carta de dragão.

3. Essas cartas, junto da carta de portão, formarão a base da pirâmide dos jogadores.

4. Posicione a Amitis ao lado esquerdo da base da pirâmide.

5. Cada jogador receberá 5 cubos de madeira, 1 de cada cor e, deverá colocá-los como preferir sobrepondo os ícones de suas cartas que formam a base da pirâmide.

6. Posicione as cartas de prestígio lado a lado, e coloque em cada uma delas 1 cubo de madeira de sua respectiva cor no início da trilha, sobre o número 1.

7. Abra aleatoriamente na mesa uma carta de projeto público (lado azul para cima).

8. Separe os cubos de madeira e os translúcidos em 2 montes diferentes.

9. Embaralhe as cartas de construção e forme uma pilha. Depois, abra ao lado desta pilha 4 cartas aleatórias.

10. Posicione embaixo de cada carta uma carta de efeito.

11. A carta de efeito da rainha será posicionado em cima da primeira carta mais próxima da pilha de saque.

12. Deixe visível a carta-guia de pirâmide na mesa com
a face correspondente ao número de jogadores.

13. O Imperador (1º jogador) será entregue ao jogador que mais recentemente regou uma planta.

14. Reserve um espaço para a construção das pirâmides.


Início da partida

O jogador da vez deverá realizar os seguintes passos:

1. Escolher 1 das 4 cartas de construção na mesa.

2. A carta escolhida será posicionada em sua área de jogo, sempre sobre outras 2 cartas, sobrepondo os símbolos de outra carta.
A carta escolhida também poderá ficar por baixo, da mesma forma, tendo 1 ou 2 de seus símbolos sobrepostos.

3. Se decidir posicionar a carta sobre outra carta que tenha cubos, estes serão retirados, e reposicionados. Podendo ser no mesmo lugar ou em qualquer outro lugar da pirâmide.

Pontos de prestígio

4. Ao reposicionar este cubo, se ele for colocado sobre um local adequado, ou seja, que tenha a mesma cor que ele, a construção ganhará 1 ponto de prestígio, que será marcado nas cartas de prestígio.

5. Se for posicionado num local inadequado (cor diferente do cubo), a cor do cubo perderá 1 ponto de prestígio.
Os pontos de prestígio nunca se tornam negativos:
O mínimo é sempre 1 e o máximo é sempre 4.

Depois de posicionar a carta, o jogador deverá executar o efeito da carta de efeito que estava próximo da carta de construção escolhida.

A COR DO CUBO colocado é que determina QUAL construção ganha ou perde prestígio.

Cubos de construção são equivalentes às construções desenhadas nas cartas. Um cubo azul equivale a uma escada, um cubo rosa é o mesmo que uma roseira, e assim por diante.


Cartas de efeitos

Após o jogador da vez:

1) Escolher e posicionar uma carta de construção na pirâmide, 2) Realocar seus cubos e 3) Valorizar/desvalorizar o prestígio das construções.

É hora de ativar o efeito da carta que estava na construção escolhida.

Sempre que ativar o efeito de 1 carta, vire-a para sinalizar que seu efeito já foi ativado.

Se não houver cubos de uma determinada construção para executar um certo bônus, o efeito não será ativado.

Você sempre pode escolher não ativar um bônus se isso fizer sentido para sua estratégia!

As cartas ativadas serão sempre as que estiverem alinhadas com a carta de construção escolhida.

Evoluir Construção

Melhore um cubo de madeira trocando-o por um cubo translúcido no mesmo lugar.

Este cubo vale por 2 construções! Ou seja, no momento em que for melhorado, se estiver em local adequado (cor igual), a construção ganhará 2 de prestígio. Se estiver em local inadequado (cor diferente), perderá 2 de prestígio.

A mesma regra se aplica quando ele for reposicionado!
Ele poderá ganhar ou perder 2 de prestígio a depender
do local.


Mover 2 cubos

Mova quaisquer 2 cubos em sua pirâmide de lugar.
Não é permitido mover o mesmo cubo 2 vezes.
Se posicionados em local adequado, ganham 1 de prestígio.
Em local inadequado, perdem 1 de prestígio.
Não é permitido mover um cubo para um lugar onde
já tenha um cubo.

Cubo surpresa

Pegue 1 cubo de madeira sem olhar!
O cubo selecionado pela “inspiração” será posicionado
na sua pirâmide em algum espaço sem cubos e ganhará prestígio se estiver em local adequado ou perderá prestígio se estiver em local inadequado.
Ao ativar este efeito, os cubos adquiridos sempre serão os de madeira.

Modificar cor

Troque um cubo em sua pirâmide por outro cubo de sua
escolha (do mesmo nível). Ou seja, troque um cubo de
madeira por outro cubo de madeira, ou um translúcido
por outro translúcido.
Ao modificar uma construção, ela valoriza ou desvaloriza a depender do local onde está posicionada.

Modificar cor

Ao ativar este efeito, Amitis poderá se mover uma vez.

1. Ela sempre moverá da esquerda para a direita de uma carta para outra (começando seu movimento de fora da pirâmide para a 1ª carta à esquerda da base).

2. Quando Amitis pisar numa carta, o jogador escolherá apenas 1 construção nesta carta para ganhar ou perder prestígio. A construção escolhida ganhará ou perderá prestígio igual ao número de construções presentes na carta.
3. Portanto se escolher as estátuas e houver 3 construções de estátua, ela ganhará ou perderá 3 de prestígio (conforme o desejo da rainha Amitis).
4. Ao chegar no limite da pirâmide (carta mais a direita), ela subirá para o próximo andar na carta mais a esquerda deste andar.


Fim do turno

A última coisa que o jogador fará para encerrar seu turno será mover a Amitis!

A movimentação segue a mesma regra da carta “Mover Amitis”.
Ao ativar Amitis, o turno do jogador termina e se inicia o turno do próximo jogador em sentido horário.

Fim da rodada

A rodada terminará quando todas as 4 cartas de construção abertas foram escolhidas, seguindo todos os passos do tópico “INÍCIO DA PARTIDA”.

Caso tenha sobrado uma carta (ocorre em partidas de 3 jogadores) esta carta será devolvida para o fundo do baralho e com a face voltada para baixo.

Siga esses passos para a transição entre rodadas:

[A] Passe o marcador de primeiro jogador para o último a jogar na rodada anterior.

[B] Reponha 4 novas cartas de construção na mesa.

[C] Desvire as cartas de efeito para o lado colorido novamente.

[D] Mova a carta “Mover Amitis” para a próxima carta.

E assim se inicia a próxima rodada. Joguem até cada jogador concluir a construção de sua pirâmide, o que dispara o fim da partida (ler tópico “FIM DO JOGO”).


Pontuação

Pontos de prestígio

Pontos de prestígio são multiplicadores de pontos de vitória, que servirão como referência para todos os jogadores.

Verifique em sua pirâmide qual é a maior conexão adjacente contínua de árvores (incluindo nas diagonais).

Multiplique essa quantidade de construções pelo valor de prestígio atual da carta de árvore. O resultado dessa multiplicação será somado aos pontos de vitória do jogador.

Repita o mesmo processo com todas as outras construções (Roseiras, Tamareiras, Estátuas e Escadas).

Considere os cubos translúcidos como 2 construções!

Projeto público

Veja quem possui a maioria de cada tipo de construção especificada na carta de projeto público. Some 10 pontos de vitória para cada maioria obtida. Se houver empate entre 2 ou mais jogadores, todos os empatados ganham os 10 pontos!

Projeto individual

Verifique quantas vezes as exigências da carta de projeto individual foram atendidas.

Linhas: Cada linha de 3 construções adjacentes da cor especificada na carta vale 5 pontos.

Diagonais: Cada diagonal de 3 construções adjacentes da cor especificada na carta vale 5 pontos, independente da direção da diagonal.

Colunas: Cada coluna de 3 construções adjacentes da cor especificada na carta vale 5 pontos.

Quadrados: Cada quadrado de 4 construções adjacentes da cor especificada na carta vale 5 pontos.

Obs: as mesmas construções não podem fazer parte de mais do que um conjunto!

Use a calculadora de seu smartphone para facilitar a soma da pontuação.

Fim do jogo

O fim da partida ocorrerá quando todos os jogadores concluírem suas pirâmides, como mostrado na carta guia de pirâmide.

Cada jogador terá em sua pirâmide um total de 15 cartas, contando com as cartas iniciais da base (em uma partida com 4 jogadores, apenas 14 cartas serão colocadas na pirâmide).

A contagem dos pontos de vitória acontecerá no final da partida como explicado no tópico “PONTUAÇÃO”.

Vencedor

Vence quem tiver a maior quantidade de pontos de vitória somados os pontos de prestígio, pontos de projeto individual e pontos por maiorias do projeto público.

DESEMPATE: Em caso de empate, use os seguintes critérios:

1) O jogador que chegou mais longe com a Amitis vence. Se isso não resolver…

2) O jogador que ganhou mais pontos em maiorias de projetos públicos.

Se o empate persistir, ambos compartilham a vitória e ganham o respeito do rei e a admiração da rainha Amitis!