Bem-vindo ao Orchestra
Afine seus ouvidos, desafie sua mente!
2-4 jogadores | 120 min. | idade 14+
Bem-vindo ao Orchestra, um jogo que celebra a beleza e a diversidade da música erudita. Aqui, você assume o papel de diretor em uma Academia Musical, que busca formar os melhores músicos do mundo.
Autores: João Toledo e Rogério Lourenço
Mecânicas
Alocação de trabalhadores, controle de área, colocação de peças, movimento em trilha, contratos (cenários).
Objetivos
Colocar instrumentistas na orquestra, ter a plateia lotada e cumprir as cartas de cenário, tudo para obter a maior pontuação com a sua Academia de Música.
Você deverá gerenciar recursos, gerar melhorias, evoluir para novas especializações, recrutar alunos e desenvolver suas habilidades artísticas até se tornarem maestros. Além disso, terá que competir com diretores de outras academias pela oportunidade de enviar seus talentos para a orquestra no tabuleiro principal, que representa um prestigioso teatro.
Nesta fabulosa casa de espetáculos, seus músicos poderão se apresentar para uma plateia exigente e entusiasta, que espera ser encantada por obras-primas da música. Orchestra é um jogo divertido e desafiador, que vai testar suas habilidades estratégicas e criativas, além de ampliar seu conhecimento sobre a cultura da música erudita.
Prepare-se para entrar nesse fascinante mundo e conduzir sua própria orquestra!
Desenvolvimento
Após acesa a fagulha em setembro de 2022, Orchestra começou de fato a ser desenvolvido no ano seguinte, mais especificamente em abril, tendo participado inclusive do Diversão Offline 2023, ainda em versão não jogável de demonstração que, apenas pelo tema e apelo visual já atraiu inúmeros curiosos, entusiastas e editoras.
Nos 2 meses seguintes as regras iniciais foram arregimentadas, dando início a uma sequência minuciosa de testes com jogadores selecionados, até que fossem levantados pontos a serem lapidados. Enquanto isso, ao longo desse tempo, conversas com os futuros editores tornavam-se mais constantes e promissoras.
No início de setembro de 2023, um protótipo “final” foi enviado à editora para que pudesse também fazer testes controlados.
Tendo o conjunto de regras aprimorado, iniciou-se a apresentação do jogo para o público geral.
Design e arte
Desde o início já se tinha ideia de como o jogo aconteceria na mesa: quais componentes fariam parte da experiência, a disposição dos elementos, o design e a unidade visual que vem acompanhando o produto desde sua primeira forma.
Destaque para a iconografia que além de tornar o jogo livre de idioma, possibilita um fácil entendimento aos participantes.
Um jogo requintado
- 1 Tabuleiro de Teatro
- 1 Estrutura para a Orquestra
- 4 Tabuleiros de Academia
- 4 Cartas de Ajuda ao jogador
- 21 Cartas de Cenário
- nível I: 24 Cartas de Cenário
- nível II: 11 Cartas de Cenário
- nível III: 16 Cartas de Cenário ★
- 20 Cartas de Mídias Sociais
- 20 Cartas de Teatro
- 4 Cartazes de Apresentações
- 12 Flâmulas de Especialidade
- 20 Meeples Iniciantes (5 cores diferentes)
- 20 Meeples Profissionais (5 cores diferentes)
- 20 Meeples Maestros (5 cores diferentes)
- 16 Meeples Virtuose (4 cores diferentes)
- 4 Marcadores de pontuação
- 8 Marcadores da Trilha de Regência
- 4 Marcadores da Trilha de Colunas
- 128 Peças de Plateia (4 cores diferentes)
- 6 Peças de Pessoas em Cadeira de Rodas
- 45 Moedas de Dinheiro nos valores 1, 3 e 5
- 45 Moedas de Prestígio nos valores 1, 3 e 5
- 1 Marcador de Primeiro Jogador
- 1 Livro de Regras
Gerindo sua Academia
Cada participante dirige uma academia de música que precisa e pode ser evoluída com a obtenção de novas especialidades chamadas naipes. Em Orchestra são 4 naipes de especialidade: cordas, metais, madeira e percussão.
Devem também fazer com que seus alunos evoluam a ponto de se tornarem mestres em suas especialidades, os chamados maestros! A partir daí esses alunos evoluídos poderão compor as fileiras da orquestra no tabuleiro central e trazer consigo seu próprio público para os melhores lugares da plateia.
Ao longo da partida, os jogadores também disputarão para ver quem chega a ser o regente do corpo orquestral, dando a esse jogador a prioridade na escolha da pontuação na plateia, ao final da partida.
Fazem parte da pontuação do jogo o cumprimento de cenários, onde os músicos irão se apresentar durante as rodadas, o lugar de chegada na trilha das colunas do teatro, a evolução completa de sua academia, satisfazer as condições da carta de teatro escolhida como objetivo individual, trazer lugares para pessoas em cadeiras de rodas, a montagem do cartaz de sua apresentação e o controle de cada área que compõe a orquestra no tabuleiro central.
Um jogo repleto de estratégia e tática
São diversos os caminhos para se chegar ao estrelato em Orchestra. Os jogadores podem cumprir trabalhos em cartas de cenário, contando inclusive com a ajuda de músicos freelancers, ou partir para as “corridas” para obtenção de uma atraente pontuação.
Se a estratégia inicial de um jogador não der certo, ele ainda poderá apresentar táticas diferenciadas para uma guinada de jogo, buscando o resultado de outra maneira, como colocando instrumentistas na orquestra, ou peças de plateia.
Fique de olho e conheça
Fique atento ao lançamento de Orchestra em breve. Acompanhe-nos nas redes sociais e através dessa página que conta com adição de informações sempre atualizadas.
Se ainda não teve a oportunidade de jogar Orchestra e for de São Paulo e arredores, ou que aqui venham, não deixe de nos procurar para uma partida de experimentação!
Se você for de fora da região metropolitana de São Paulo, em breve teremos Orchestra no Tabletopia! Aguarde!